terça-feira, 1 de março de 2011

Servidor vende dados sigilosos de crimes

01/03/2011Servidor vende dados sigilosos de crimesFolha de S.Paulo


Um funcionário do alto escalão da Secretaria de Estado da Segurança Pública de SP vende serviços de consultoria, por meio de uma empresa da qual é sócio, que inclui dados sobre violência que o governo trata como sigilosos.

'Nunca violei informação', diz Kahn

O sociólogo Túlio Kahn é sócio-diretor desde 2005 da Angra Consultoria e Representação Comercial, segundo documentos obtidos pela reportagem. Ele detém 50% da empresa --a outra metade é de André Palatnik.
Desde 2003 Kahn é coordenador da Coordenadoria de Análise e Planejamento, o órgão que concentra todas as informações estatísticas sobre violência. Entre outros dados sigilosos, Kahn inclui em seus relatórios informações como furtos a transeuntes na região metropolitana de Campinas e os bens que são levados com mais frequência nos roubos a condomínio na capital.
As informações sigilosas sobre a criminalidade na Grande Campinas constam de um relatório feito para a Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas), autarquia do Estado que auxilia o planejamento na região. Foi a Emplasa (Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano S/A), empresa do governo paulista, que contratou a Angra.
O governo pagou a uma empresa privada para obter dados sobre violência que são desse mesmo governo. Os valores dos contratos variam de R$ 80 mil a R$ 250 mil. Graças aos mapas de Kahn é possível saber em que áreas se concentram os roubos de veículos e os locais onde ocorrem mais roubos a condomínios.
A secretaria se nega desde 2008 a fornecer à reportagem informações similares. A alegação de Kahn para a negativa é que essas informações poderiam gerar alarmismo entre os moradores.
fonte: http://www.agora.uol.com.br/policia/ult10104u882513.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, crítica ou sugestão.