domingo, 8 de novembro de 2009

Policiais e Militares brasileiros recebem treinamento da SWAT

fonte da imagem:http://kailao.com/wp-content/uploads/2008/05/swat-training.jpg

Entre os dias 4 e 21 de novembro, instrutores da SWAT – Special Weapons and Tactics, dos Estados Unidos, realizam a 5ª edição do curso de Armas e Táticas Especiais no campus II em Mogi das Cruzes, na grande São Paulo.

O curso de especialização, aprovado pelo Departamento de Estado Americano e organizado pela Academia de Polícia Civil “Dr Coriolano Nogueira Cobra” (Acadepol), é ministrado por oito instrutores habilitados pela SWAT de Miami, sendo seis oficiais e um paramédico, com destaque para o major Armando Guzman – chefe de operações do Departamento de Polícia de Miami, além da participação do delegado de polícia, Mauricio José Lemos Freire, instrutor brasileiro habilitado pela SWAT.
Mauricio Freire é, até hoje, o único instrutor não-americano credenciado pelo Departamento de Polícia de Miami. O reconhecimento da sua capacidade resultou em quatro passagens de membros da Swat no Brasil, para a realização de cursos em conjunto com a Acadepol, sendo o último deles realizado em setembro de 2005.
O objetivo do curso é preparar o policial para atividades específicas como proteção de autoridades, técnicas de rapel, entradas táticas, operações de resgates, busca em edificações e outras abordagens operacionais. Os 52 alunos participantes passaram por uma verdadeira seleção que reúne exame médico, psicológico e condicionamento físico, além de minuciosa avaliação do nível de stress no início, durante e no término do curso com duração de três semanas que encerra no dia 21 de novembro.
A Acadepol disponibilizou 60 vagas, cuja demanda teve 370 inscritos, que após rigorosa seleção, fechou o grupo com 35 policiais civis do Estado de São Paulo, 2 policiais civis do Paraná (Grupo Tigre), 3 policiais civis do Rio de Janeiro (Grupo Core), 3 policiais federais do Departamento de Polícia Federal, 3 militares do Exército Brasileiro, 3 da Marinha do Brasil, 3 da Aeronáutica, totalizando 52 participantes.
Os alunos que utilizarão toda a estrutura da Acadepol, terão ainda equipamentos e armamentos utilizados pela polícia americana e treinamento intensivo com helicóptero e simulações de perigo tanto em terra como no mar.
Por Wilson Elias
DGP - Assessoria de Imprensa
fonte:http://www.policiacivil.sp.gov.br/2008/noticias/noticias2009/nov/05nov2009_acadepol_swat/index.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, crítica ou sugestão.